segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Linha de Apoio e Informação sobre a Homossexualidade



No final do Questionário que está on-line para recolha de dados referentes ao me estudo de doutoramento aparece alguns contactos telefónicos de linhas de apio e ajuda na área da sexualidade. Contudo a informação referente à linha da IlGA de apoio e informação sobre homossexualidade (21 887 61 16) estava apresentada de forma errónea, associando este serviço à International Lesbian and Gay Association. A esse propósito recebi uma correcção de Júlio Pires, ex-membro da Direcção da Associação ILGA Portugal, no triénio 2002-2005. Foi uma iniciativa pessoal, mas que creio ser extremamente pertinente e por isso passo a transcrever o esclarecimento que agradeço. Entretanto a informação constante já foi corrigida.

"A `International Lesbian and Gay Association (ILGA)´ é uma organização mundial, que não tem qualquer sede em Portugal, nem tem qualquer número de telefone no nosso país.
Provavelmente quereriam referir-se à "Associação ILGA Portugal". Esta sim, é uma associação portuguesa de defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero, que tem a sua sede em Lisboa, na Rua de São Lázaro, nº 88, sendo o seu número de telefone o 21 887 39 18.

A Associação ILGA Portugal não é uma sucursal da ILGA-World nem da "ILGA Europe", embora seja também membro destas organizações internacionais (tal como outras associações congéneres portuguesas o são também).

O número de telefone que publicam no questionário (21 887 61 16) é o número de telefone da LAISH (Linha de Apoio e Informação sobre Homossexualidade), uma linha telefónica anónima e confidencial, que é gerida pela Associação ILGA Portugal e dinamizada por uma equipa de voluntários que não são, necessariamente, membros da Associação ILGA Portugal. A LAISH conta também com a colaboração de psicólogos devidamente habilitados nesta matéria."

A Linha funciona às sextas-feiras entre as 21h e as 24h
http://www.ilga-portugal.oninet.pt/nos/projectos/linha_telefonica.htm
Obrigada Júlio!

2 comentários:

Ana G disse...

gostava de saber se estas linhas tem muita afluência.

Miguel disse...

Tentei telefonar para a linha numa sexta no intervalo de tempo que mencionam, mas entra-me constantemente o voicemail... Ainda não entrei uma única vez em contacto.

Apesar disto, tenho um palpite de que estas linhas devem ter muita afluência.