terça-feira, 30 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sexualidade e Cinema


Acabei ontem de leccionar a unidade curricular Sexualidade e Cinema, no Mestrado Transdisciplinar em Sexologia da ULHT. Uma optativa arrumada entre as 21h e as 24h no segundo semestre estava um pouco condenada (o optimismo e paixão do Nuno Monteiro Pereira pela área levou-o a acreditar que haveria franca afluência, mesmo a horas tardias), mas resultou muito bem. Obrigada Pedro, Ana, Sofia e Sandra. Eram pouc@s,  mas muito dedicados e apaixonados. Esta Unidade Curricular permitiu-nos fazer a ponte entre classificações e categorias diagnóstico, construção social, sexualidade e cultura, aplicando alguns dos conhecimentos adquiridos noutras áreas, e ainda partilhar o prazer uterino, íntimo, mas também algo público que é ver um filme com quem nos sentimos bem. E eu senti-me bem com @s meus/minhas alun@s. Fizeram boas apresentações dos filmes escolhidos, investigaram e reflectiram. Terminámos com "A Noiva Turca" (obrigada Granja por não teres deixado passar a minha paixoneta e me teres oferecido o filme). E a despropósito também relembrámos "california uber alles" e o prazer que dá saltar e dançar descontroladamente quando se tem umas doc martens com biqueira de aço... devaneios, pois então. 
Até para o ano. Queremos mais.

At swim two birds

A minha preferida é o Lazinnes and the Lack of the Right Medication, mas no youtube para partilhar só encontro esta... A tal que @s amig@s do coração já não suportam ouvir... Pois é, estou hooked.

Jornadas da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

Realizou-se em Aveiro no passado dia 28 de Maio as Jornadas da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Foi um prazer estar envolvida na organização deste evento. 
Para não deixar passar sem dizer nada, nadinha, eis um resumo telegráfico das minhas impressões, cheiiiinhas de enviezamento e implicação pessoal. (saliento que não assisti a todas as apresentações).

Highlights:
  • As comunicações, excelentes, da mesa LGBT. Parabéns. Para provar que a temáticalgbt não é o "folclore da sexologia", como já lhe ouvi chamar. E mesmo que fosse, ou que seja, a qualidade das apresentações foi inquestionável. Como aqualidade de algum folclore é inquestionável.
  • A Gabriela Moita que sacrificou a sua comunicação pessoal para fazer cumprir os horários. Uma atitude que teria ficado bem a todos. É mesmo todos com "o". As meninas cumpriram todas os tempos propostos!
  • A Lisa Vicente, ginecologista- obstetra, que numa apresentação pública dedicou parte do seu contributo a salientar o trabalho de qualidade desenvolvido em parceria com os psicólogos clínicos. Raro. 
  • A Lisa Vicente, Sandra Vilarinho e a Ana Carvalheira. Foi muito bom sentir-me tão bem acompanhada.
  • O secretariado. Simpátic@s e competentes. Boa equipa.
Lowlight:
  • O atraso dos trabalhos.
  • A falta de participação dos presentes que não questionaram os palestrantes das mesas. Algumas excepções, claro. Felizmente, e que sirvam de bons modelos!
  • A falta de recursos próximos em termos de restauração/alimentação.
  • A ausência de moderação eficaz nas mesas.





SEXOGOTEBORG 2009


Vai realizar-se entre 21 e 25 de Junho em Gotemburgo o Mundial de Sexologia. Apesar de não ter.... verba?... para a deslocação (sniff sniff), vou ter trabalhos apresentados, graças à gentileza de colegas, a Sandra Vilarinho e o Pedro Nobre, que estarão a promover o Congresso Europeu que organizaremos em 2010 no Porto. O meu agradecimento a ambos.


Comunicado da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

AS Jornadas que se realizarão a 28 de Maio deixaram-me atrasadíssima com as notícias.
Eis o comunicado que emitimos a propósito das terapias de "reorientação sexual"